quarta-feira, 25 de março de 2009

O início da Vida...

1ª Visita ao ginecologista para o início do acompanhamento do pré-natal. Isso é que era para eu voltar em janeiro 2009 para fazer o papa nicolau, hein! Mas vou adiar um pouco esse papa nicolau. Até porque agora vou ter que ir ao médico uma vez por mês.
Pela conta do médico já estou na 7ª semana, pois a primeira semana de gestação conta a partir da minha última menstruação dia 17/10/08, afinal o médico não consegue saber com exatidão o dia da concepção.
No dia 30/10 foi o meu dia fértil (14 ºdia) então, acredito que a concepção tenha sido entre os dias 1º ou 2 de novembro.

Para entendermos melhor:
A ovulação, ou seja, a liberação do óvulo, pelo ovário, ocorre 14 dias antes da próxima menstruação, em ciclos menstruais de 28 dias (como o meu). Assim, o corpo começa a se preparar para a ovulação, período fértil onde o óvulo poderá ser fecundado.
Se a mulher estiver fora do período fértil os espermatozóides geralmente não têm qualquer possibilidade de entrar sequer no útero.
Se não fecundado, acontece novamente a menstruação que nada mais é que a limpeza das paredes internas do útero, esta limpeza é necessária, para que o processo de ovulação comece novamente. Se o óvulo for fecundado ocorre à fecundação ou fertilização.
O óvulo possui barreiras para a penetração dos espermatozóides. Os espermatozóides começam a liberar enzimas ao entrar em contato com essas barreiras. Após vencê-las, ocorre a fusão entre o espermatozóide (23 cromossomos) com o óvulo (23 cromossomos), resultando um óvulo de 46 cromossomos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário